EDUSOFT é a junção das palavras EDU e SOFT, EDU de Eduardo Gomes Moreira e SOFT de software. Tudo começou em 1990 ao ser indicado por alguns amigos a desenvolver sistemas personalizados.

Durante dez anos, antes mesmo da abertura da empresa, desenvolvi sistemas, tais como Folha de Pagamento, Contabilidade, Ativo Fixo, Timesheet, Estoque, Condomínios, etc. Ao longo destes anos, fui criando a minha imagem e assumi o apelido de EDUSOFT, para distinguir os meus softwares dos demais. Os primeiros clientes foram indicando meus serviços para outros e perdi algumas indicações por não ser empresa. No final do século passado, iniciei a EDUSOFT.

Eduardo Gomes Moreira, é Bacharel em Matemática com Licenciatura Plena pela Faculdade Pedro II, possui pós graduação em Análise de Sistemas pela PUC-RJ e MBA em Gerência de Projetos pela Universidade Veiga de Almeida.

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES:

Mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de projetos de TI, adquiridos em organizações de diferentes segmentos (Financeira, Energia, Telecomunicações, Comércio, e Saúde) geralmente de grande porte como CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, ANP–AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, PETROBRAS DISTRIBUIDORA, UNIMED, SENAC e VIVO.
Liderança de equipe de 10 Gerentes de Projetos do PMO alocados as diversas equipes de projetos do cliente. Instrutor de treinamentos diversos nas áreas de capacitação das diversas ferramentas utilizadas como Clear Case, RTC e Portal de Projetos de TI. Elaboração de relatórios executivos, com o objetivo de reportar à alta Gerência , informações relativas ao andamento dos projetos, ao desempenho das equipes e a qualidade dos serviços prestados pelos recursos de cada projeto em andamento.
Vivência generalista em diversos ciclos de vida de desenvolvimento de um sistema de TI, preferencialmente para as áreas de projetos, negócios, desenvolvimento e/ou suporte a sistemas.
Proficiência em trabalhos de migração e/ou integração de sistemas legados para ERPs como na integração do sistema de CRM da PETROBRAS DISTRIBUIDORA com o módulo de clientes do ERP SAP/R3, automação de toda a parte de Contabilidade e Folha de Pagamento da Domingues e Pinho Contadores e posterior participação na migração destes sistemas para o ERP-MXM.
Capacidade para dimensionar um escritório de projetos envolvendo desde a sua infraestrutura computacional de hardware e software até o dimensionamento de equipes de Gerentes de Projetos nos três diferentes tipos de escritório de projetos seja ele operacional (suporte), tático (controle) ou estratégico (diretivo).
Habilidade de relacionamento interpessoal em todos os níveis da cadeia de desenvolvimento de software envolvendo usuários, patrocinadores, desenvolvedores, analistas de sistemas e de testes.
Domínio das técnicas de acompanhamento de cronogramas envolvendo compressão, paralelismo ou até mesmo renegociação de escopo para viabilizar prazos, custos e sempre garantindo a qualidade de entrega dos artefatos.
Conhecimento das técnicas de mensuração de sistemas usando Pontos de Função para distribuir seu tamanho pelas diferentes fases de desenvolvimento e/ou montar EAPs de projetos.

FORMAÇÃO:

MBA-Gestão de Projetos – UVA-Universidade Veiga de Almeida (2015)
Pós Graduação em Análise de Sistemas PUC-RJ Pontifícia Universidade Católica (1990)
Bacharelado e Licenciatura Plena em Matemática – FAHUPE-Faculdade de Humanidades Pedro II (1988)
2° Grau Profissionalizante em Processamento de Dados – CEPAC-Colégio Estadual Pedro Alvares Cabral/IBM (1984)

PERFIL PROFISSIONAL:

Sólida experiência na área de TI, adquirida em organizações de grande porte de diferentes segmentos (Financeira, Energia, Telecomunicações, Comércio, Saúde, etc). Habilidade de relacionamento interpessoal em todos os níveis; facilidade para trabalhar em equipes e altamente flexível para trabalhar nas áreas de projetos, governança, negócios, processos, requisitos, suporte ou desenvolvimento de sistemas.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL EM AMBIENTE PMO (Escritório de Projetos):

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL* Motivo da Saída: Fim do Contrato
Especialista em Gerência de Projetos – (CTIS/Montreal, de 02/2009 até 03/2017)
Atuando como Especialista em Gerência de Projetos, prestando consultoria nas áreas de Escritório de Projetos (PMOffice), Qualidade, Melhoria de Processos e Governança, recomendando as melhores práticas aos Gerentes de Projetos com base no que preconiza o PMBOK, usando as ferramentas MICROSOFT PROJECT, WBS Schedule Pro(EAP), IBM RATIONAL RTC, CLEAR CASE, SQL e ACCESS.
Responsável pela elaboração de relatórios executivos com o objetivo de reportar à alta gerência informações relativas ao andamento dos projetos, ao desempenho das equipes e a qualidade dos serviços prestados pelos recursos de cada projeto em andamento.
Responsável pela análise da métrica dos projetos, utilizando conceitos de contagem de Pontos de Função para alimentar a ferramenta Project Server.
Responsável pelo monitoramento e controle dos riscos de vários projetos.
Responsável por identificar, prospectar e submeter propostas de melhoria aos processos de gerenciamento e de ferramentas de gestão de projetos, bem como definir procedimentos, padrões e práticas no intuito de aprimorar a gestão do portfólio de projetos.

ANP – AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO – Motivo da Saída: Fim do contrato
Analista de Projetos/Gerente de Projetos – (Montana, de 09/2008 até 02/2009)
Atuando como “staff” do Gerente do Escritório de Projetos na montagem do PMO e fábrica de software. Elaboração de controles internos e cronogramas, com base nas melhores práticas do PMBOK e em conformidade com os processos internos da equipe de Qualidade MONTANA.
Levantamento de informações de Análise de Sistemas gerando modelos e/ou documentos de visão a partir das primeiras reuniões de levantamento de requisitos com os usuários.
Elaboração de Propostas de Execução de Serviços e controle do fluxo de caixa do faturamento do escritório de projetos na modalidade Ordem de Serviços.

CAIXA ECONOMICA FEDERAL – Motivo da Saída: Fim do contrato
Analista de Projetos / Gerente de Projetos – (DBA, de 04/2006 até 07/2008)
Idem CAIXA ECONÔMICA FEDERAL*. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO

ANALISTA DE NEGÓCIOS / SISTEMAS:
VIVO-RJ Analista de Sistemas (DBA, de 07/2004 a 03/2006) – Motivo da Saída: Fim do contrato
Responsável pela geração de massa de testes para as diversas promoções criadas pela VIVO, usando as ferramentas COBOL, “C”, AWK, SHELL SCRIPTS, SQL, SYNCSORT e CONTROL-M. Responsável pelo tratamento e distribuição de arquivos de dados de Roaming Internacional para o Chile, Argentina e Peru.

PETROBRAS DISTRIBUIDORA S/A – Motivo da Saída: Fim do contrato
Analista de Negócios – (Tecnocoop, de 11/2001 à 07/2004)
Coordenador de atividades de implantação do módulo de cadastro de clientes do sistema CRM-VANTIVE e consultor na integração do CRM com o SAP R/3, usando conectores JAVA/JSP. Interpretação, elaboração e/ou documentação de modelos, usando as ferramentas RATIONAL ROSE (UML) e ER-WIN. Atuando desde o levantamento de requisitos, especificação funcional, contratação de demandas para fábricas de software contatadas e acompanhamento dos projetos, junto às mesmas. Responsável pela homologação com usuário, entrega e implantação dos projetos novos e evolutivos. Responsável pela manutenção nos módulos em produção VANTIVE(Visual Basic e JAVA) e atendimento aos usuários via Help-Desk (ARS-Remedy).

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS COMPLEMENTARES:

FACULDADE SÃO JUDAS TADEU 2015-Professor de Informática
PROFARMA / K+F 2001-Analista de Sistemas
SINAF ASSISTENCIAL 2000 a 2001-Gerente de TI
TELELISTAS EDITORA S/A 2000-Analista de Sistemas
HOTEL SHERATON 2000-Professor de Informática
PREFEITURA DE NITERÓI 2000-Consultor de TI
SENAC-RJ 1998 a 2000-Analista de Sistemas
UNIMED-RJ 1996 a 1998-Analista de Suporte
DOMINGUES E PINHO CONTADORES 1988 a 1996-Gerente de TI
JARDIM ESCOLA PINGO DE GENTE 1988-Professor de Informática
TAIYO INFORMÁTICA 1987 a 1988-Analista de Sistemas
BANCO NACIONAL S/A 1986-Microfilmagem de documentos
PRODERJ 1984-Programador COBOL
JORNAL O GLOBO 1981 a 1985-Auxiliar de Supervisor

TREINAMENTOS:

LEAN-IT – Preparatório para certificação LEAN IT Foundation (TI-EXAMES 2017)

SCRUM MASTER – Preparatório para certificação SCM1 (TI-Exames 2017)

PMP – Preparatório para a Certificação PMP (Compass-2006)

Capacitação em Gerência de Projetos (SENAC-RJ/ DINSMORE – 2005)
Treinamento Pontos de Função para certificação IFPUG (DBA-2006)
Essential of Rational Unified Process, v2003.06.00(DBA-2006)
UML – Unified Modeling Language (UNESA-2003)
JAVA para certificação SUN (DBA – 2006)
Desenvolvimento de Aplicações WEB/JAVA (TECNOCOOP– 2003)
Treinamento SAP/R3 Módulo de Clientes (PETROBRAS–2003)
Treinamento Oracle 9i SQL-I951 (INFNET-2003)
Treinamento Redes Novell Netware 4(COMPUCENTER/NETWYSE-1994/1996)

IDIOMAS:

Espanhol Nível básico
Inglês Nível intermediário
Português Idioma nativo